O medo do Homem arma uma cilada, mas quem confia em Iahweh está em segurança.

‘’O medo do Homem arma uma cilada, mas quem confia em Iahweh está em segurança’’

(Pv.29,25)

 

Você se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito? Esta é uma armadilha perigosa! Você pode se prender no pecado por respeitar outros homens demais. Se você permite que a opinião de outros influenciem as suas decisões, você será tentado a comprometer a verdade. Mas se você confia no SENHOR e na sua palavra, independente do que os outros pensam, você estará seguro (Pv 18:10; Sl 119:128).

Temer o homem é o oposto de temer a Deus. Você está preocupado em agradar os homens e obter a aprovação, amizade e favor deles. Você está com medo do desagrado e da rejeição deles, por isso você quer manter a aprovação deles e ficar nas boas graças deles. Ao invés de medir a sua vida pelas escrituras, você está preocupado com a opinião popular.

Frequentemente chamamos este medo de ‘pressão dos seus pares’. Sua origem está nos seus pares – seus iguais em fatores idênticos na vida, um grupo da mesma idade ou grupo social. É pressão, porque a aprovação deles dada ou retida força você a alterar suas crenças e ações, de forma a manter a sua posição nos grupos dos seus pares. Isto faz com que você se conforme com o mundo (Rm 12:1-2).

O temor do homem pode vir de outras fontes também. Empregados podem temer os seus patrões além do respeito básico do emprego. Pastores podem temer que seus membros desaprovem um sermão e reduzam o seu sustento. Acadêmicos ou conselhos da igreja podem intimidar um homem de forma a se comprometer com a verdade.

Arão temia o povo na ausência de Moisés e fez o bezerro de ouro (Êx 32:22-24). Saul perdeu o reino por temer o povo e poupou a Agague (ISm 15:24) Herodes temia o povo, sua mulher, e os seus amigos e, por isso, ele matou João Batista (Mt 14:3-9). Pilatos temia o povo e o seu relacionamento com César (Jo 19:11-16). Pedro não só negou o Senhor por medo dos outros (Mt 26:69-75), como também comprometeu o evangelho (Gl 2:11-13).

Por outro lado, Davi não ficou acovardado pelas acusações do seu irmão mais velho (ISm 17:28). Daniel não temeu a toca dos leões, pois ele continuou com o seu hábito diário de orar apesar da nova lei (Dn 6:10). Seus três amigos não ficaram com medo de Nabucodonosor ou da fornalha ardente dele (Dn 3:16-18). Pedro e os apóstolos com ousadia desafiaram os judeus depois de Pentecostes (At 5:29). E José de Arimatéia ousadamente pediu pelo corpo de Jesus (Mc 15:43).

A maioria dos cristãos de hoje teme aos homens mais do que a Deus. Eles são como certos governantes entre os judeus. “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (John 12:42-43).

É impossível ser um verdadeiro crente e temer ou respeitar para obter a aprovação dos homens. Jesus advertiu os Seus ouvintes “Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus (Jo 5:44). Haviam muitas pessoas como estas, que se sentiam intimidadas pelas opiniões ou perseguições de outros (Jo 7:13; 9:22).

Quais são os remédios para o medo do homem? Confie nas escrituras acima dos homens (Jó 32:6-14; Sl 119:98-100; Is 8:20). Evite amigos corruptos ou pecadores (Pv 9:6; 22:24-25; Sl 101:3; ICo 15:33). Confie no Senhor para protegê-lo (Dn 3:16-18Hb 13:6). Considere a ignorância e a incompetência do homem natural (Sl 39:5; 62:9; ITm 6:20). Não se associe, como indivíduo ou igreja, àqueles que lhe pressionarem (IICr 18:1; 6:14-18).

Lembre-se de que Deus ou a verdade nunca serão populares. Na realidade, qualquer coisa que o mundo aceita e não despreza é uma abominação à vista de Deus (Lc 6:26; 16:15). Pense sobre Noé! Você preferiria ser popular ou não? Pense sobre Daniel! Você estaria disposto a comer a sopa de feijão e água enquanto os seus pares estão se empanturrando com as carnes e os vinhos do rei?

Reconheça e abrace a perseguição! Isto será evidência de que você está seguindo a Cristo, e é o meio de obter uma grande aprovação Dele (Is 51:7-866:5Mt 5:10-12; Jo 16:2; At 5:41; IITm 3:12; IPe 4:12-16). Se odiaram a Jesus Cristo, eles certamente lhe odiarão também (Jo 15:18-25). Mas nenhuma arma forjada contra você prosperará (Is 54:17). Creia nisso!

Jovens! Vocês são os mais vulneráveis. Você entende e despreza a pressão dos seus pares? São os jovens tolos deste mundo que estão forçando você a se afastar de Deus e da santidade para buscar os prazeres do pecado. Você pode zombar da maneira de falar deles, seus hábitos, seus modos de vestir, e suas tendências? Você odeia a fornicação, rebelião e as panelinhas? Tema ao Senhor!

Você se envergonha de ser conhecido como cristão? Você pode com ousadia carregar a sua Bíblia na escola? Ao trabalho? Você ansiosamente dá graças a Deus pela comida diante dos ímpios? Você consegue recusar um convite para se juntar a eles nos divertimentos mundanos? Você tem confiança em explicar a eles que o domingo é o Dia do Senhor? Você com confiança veste roupas modestas?

Pais, vocês temem seus filhos? Você tem medo de enfrentá-los, seus gênios, suas rejeições? Lute pela justiça e confie no Senhor! Eli se comprometeu por causa dos seus filhos e perdeu tudo (ISm 2:303:13). Josué tomou uma posição por si e pela sua casa, e ele tem sido citado há 4000 anos pelo seu zelo corajoso como um pai. Faça sua tarefa (Pv 29:15,17)!

Marido, você tem medo da sua mulher? A tranquilidade doméstica interrompida lhe leva a se comprometer? Abrão era um amigo de Deus por comandar a sua casa de forma a guardar os caminhos do Senhor (Gn 18:19). Você deve governar a sua mulher (Gn 3:16). Ela nem tem o seu papel nem a sua habilidade para conhecer a vontade de Deus (ICo 14:34-35). As consequências de Adão em dar ouvidos à sua mulher, ou de Abraão à dele, faz com que você trema? Deveria!

Mulher cristã! Você está intimidada pelas tendências da moda? Você se mantém a par da pressa de ocultar menos e revelar mais? Você pode se vestir e cobrir mais, mesmo quando as outras vestem menos e revelam mais? O que a impede de valorizar um espírito meigo e calmo acima do penteado bem feito do cabelo e uma nova troca de roupa e acessórios (IPe 3:3-4)? É a pressão dos seus pares que a impede de vestir menos do que ser a mais atraente, de forma a ser santa?

Pastor, pregue a palavra (IITm 4:2)! Não olhe para as feições do seu povo buscando aprovação (Jr 1:17)! Seja insistente, premente e urgente, em tempo e fora de tempo (IITm 4:2). Muitos homens já passaram antes de você que não temiam a tortura nem a estaca! Você é digno desta nobre companhia? Que eles sejam as testemunhas que moldam o seu ministério (Hb 12:1-4)!

Pastor, rejeite os procuradores sensitivos dos comprometedores. A hora é chegada quando os homens não mais tolerarão a sã doutrina, mas você deve pregar insistentemente a palavra de qualquer forma (IITm 4:1-5)! Deus não lhe chamou para fazer a igreja crescer numericamente! Não faça nada para aumentar o rol de membros que possa de longe se parecer com um comprometimento. Deus o chamou para desenvolver a sua igreja espiritualmente! Você está aí para agradar a Deus e não aos homens (Gl 1:10)!

Você teme inimigos, professores ou antigos? Ou os três? Meditando e guardando os preceitos de Deus, o salmista enfrentava com confiança os três tipos de homens (Sl 119:98-100). Estes versículos deveriam ser exigidos pelo programa de memorização para homens jovens e ministros. Ou são os seus amigos que o intimidam? Então faça com que seus amigos amem a verdade (Sl 119:63)!

Confie no SENHOR valorizando cada palavra de Deus (Sl 119:128), sabendo que nenhum homem pode lhe causar dano (Pv 16:7; IPe 3:13). Um dia, você prestará contas da sua vida a Deus, não aos homens (Ec 12:13-14IICo 5:10-11). Teme a Ele que pode causar verdadeiro prejuízo (Lc 12:4-5)!

 

Joaquim Oliveira_Ocriadordeias